18 novembro 2019

 A ERSUC associa-se à Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre de 16 a 24 de novembro de 2019 em toda a Europa. Esta iniciativa pretende alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção.

Durante esta semana a ERSUC, em parceria com os Municípios e com os Agrupamentos de Escolas, vai dinamizar a ação de educação ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta”, uma ação de sensibilização que utiliza uma abordagem inovadora de educação e sensibilização, que assenta na projeção de filmes em 360º, em planetários itinerantes, especialmente concebidos com conteúdos adequados a 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância e 1º Ciclo, 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário.

As ações promovem comportamentos ambientalmente adequados na temática dos resíduos urbanos e englobam, além da apresentação dos filmes, a entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

As temáticas apresentadas na ação de educação ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta” assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

A ERSUC está com os Planetários dia 18 de novembro no Município de Estarreja, dia 19 de novembro no Município de Arouca, Dia 20 de novembro no Município de Ovar, dia 21 de novembro no Município da Figueira da Foz e dia 22 de novembro no Municípios de Pedrogão Grande e no Município de Penacova. Todas as ações estão registadas no website Europeu da iniciativa em www.ewwr.eu .

Miguel Ferreira, Administrador Executivo da ERSUC, deixa ainda o apelo «para que as preocupações desta semana se possam desenvolver ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.

As ações de sensibilização são cofinanciadas pelo POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.