A ERSUC identifica os principais eventos promovidos pelos municípios ou outros promotores, e avalia se a organização dos mesmos apresentam objetivos focados na promoção da prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no Evento.
Para uma iniciativa ser considerada um ECOEVENTO, tem que cumprir os seguintes requisitos mínimos :
- Implementar a recolha seletiva de embalagens no local onde se realiza e entregar as embalagens à empresa do Grupo;
- Realizar ações de formação e sensibilização junto dos produtores de resíduos e dos participantes do evento, dedicadas a boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos;
- Colaborar na monitorização e avaliação de resultados quanto aos resíduos produzidos e/ou evitados;
- Implementar boas práticas ambientais no local onde se realiza, com preocupações evidenciadas quanto à utilização da água, da energia, do solo, do ar ou outras.
- Promover e divulgar as iniciativas ambientais realizadas aos públicos do evento, fazendo a associação ao Município promotor e à marca do sistema.
Caso a entidade promotora verifique que cumpre as condições/requisitos acima descritos, deve solicitar à ERSUC, a respetiva ficha de inscrição, iniciando assim o processo de Parceria Ambiental.