A ERSUC assegura a Recolha Seletiva nos 36 Municípios da sua área de ação, quer através da Recolha Seletiva dos ecopontos, quer através da recolha porta a porta do comércio e serviços de alguns municípios da sua área de ação.
A Recolha Seletiva dos resíduos depositados nos Ecopontos está organizada por circuitos, cuja recolha é feita independentemente para cada material. Cada circuito realiza-se de acordo com uma frequência pré estabelecida, tendo em consideração o número de contentores de cada circuito e a sua produção.
A ERSUC também assegura o serviço de Recolha Porta a Porta (Pap), disponibilizado gratuitamente e que tem como objetivo recolher os resíduos recicláveis produzidos no pequeno comércio, em zonas específicas de algumas cidades da área de ação da ERSUC. Esta ação pretende promover o aumento da recolha selectiva de materiais passíveis de serem reciclados, nomeadamente as embalagens de papel e cartão, plástico, metal e vidro, que na maior parte dos casos, são ainda depositados nos contentores de resíduos indiferenciados ou abandonados no exterior dos ecopontos.
Esta recolha é feita por viaturas específicas, algumas compactadoras, equipadas com dispositivos de elevação dos contentores.
A ERSUC tem instalados na sua área de ação um total de 5 464 ecopontos, atingindo uma densidade de 168 habitantes por ecoponto.
Todos os pontos de recolha estão georreferenciados e inseridos numa base de dados, que permite compilar a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha seletiva.
ECOPONTOS
Um Ecoponto é formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes que se encontram distribuídos por todo o litoral centro. Para além dos Ecopontos, a ERSUC tem ainda uma vasta rede de contentores isolados. Eles fazem parte de um processo de recolha selectiva, associado à reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.
A recolha selectiva é inteiramente da responsabilidade da ERSUC, mas depende da boa vontade das pessoas e é o contributo de todos nós, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da região.
A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Temos que separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos. Para facilitar a colocação correta dos materiais nos diferentes contentores do Ecoponto, eles estão divididos por três cores, associadas aos diferentes materiais.
Este serviço inclui a distribuição de sacos especiais, de diferentes cores (azul para o papel e cartão, amarelo para as embalagens de plástico e metal e verde para as embalagens de vidro), distribuídos pelos estabelecimentos comerciais e posteriormente recolhidos pela equipa da ERSUC. A grande vantagem desta modalidade reside no facto de não ser necessário muito espaço para armazenar os resíduos produzidos.
A recolha porta-a-porta é um serviço gratuito, realizado de segunda a sábado em horários pré estabelecidos, é feita por dois operadores, em dois turnos diários e efetua-se por circuitos predefinidos ou por solicitação pontual através do número de telefone gratuito da Linha da Reciclagem 800 911 400.
Apesar de ainda se verificar que existe muito material reciclável que não é objeto de separação pelos comerciantes, tem havido uma evolução muito positiva na quantidade de resíduos proveniente destas recolhas, nomeadamente na quantidade de papel e cartão recolhida.
Em termos ambientais é um serviço que apresenta uma forte mais-valia, pois encaminha para reciclagem resíduos que até então não eram valorizados, em termos económicos, permite que haja uma redução efetiva na tarifa do tratamento de resíduos suportados pelo município.
Este serviço de recolha seletiva de proximidade já está implementado em 18 municípios da área de intervenção da ERSUC.
Apesar dos custos associados a este serviço serem manifestamente superiores aos custos associados à recolha seletiva de ecopontos, este serviço permite que haja um acréscimo de material recolhido seletivamente, o que irá contribuir para o atingimento das metas de reciclagem previstas no PERSU2020.