As Unidades de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSUC localizam-se nos Centros Integrados de Tratamento de RSU de Aveiro e Coimbra.
O que são?
São unidades industriais onde se efetua um tratamento aos resíduos urbanos (RU), tendo em vista a sua separação por fluxos diferenciados, de modo a maximizar a recuperação de materiais recicláveis e valorizáveis.
Como funciona?
A receção dos resíduos é feita através de um sistema de dupla porta que garante o confinamento dos odores no seu interior, sendo os RU depositados em fossas e depois, através de garras montadas em pontes rolantes, encaminhados para o tratamento mecânico onde, através de múltiplas operações unitárias são divididos em vários fluxos: matéria orgânica, recicláveis (cartão, plástico, metais ferrosos e metais não ferrosos), CDR e refugos.
Estas operações são totalmente automáticas, incluem a crivagem dos RU, abertura de sacos, separação balística, separação de ferrosos, separação de alumínios, separadores óticos por infra vermelhos e a preparação de suspensão orgânica, ocorrendo a seguinte separação:
- Os refugos são encaminhados para o Aterro Sanitário de Apoio, os CDR para as Unidades de Preparação de modo a serem utilizados como fonte de energia, em alternativa aos combustíveis fósseis;
- Os recicláveis são encaminhados para a indústria recicladora permitindo a sua transformação em matérias-primas para a produção de novos produtos. A matéria orgânica é transformada em suspensão aquosa, posteriormente afinada, através de equipamentos de depuração de onde são retiradas as impurezas (areias, vidro, pedras e outros).
Depois de purificada esta suspensão segue para o tratamento biológico que consiste num conjunto de operações sequenciais, das quais se destacam a digestão anaeróbia e posterior valorização energética, a pré compostagem em túneis fechados, a compostagem em meseta e a afinação final, da qual se obtém um produto com propriedades adequadas ao enriquecimento do solo, o composto.